• Banner Blog 2

    Criativos vão para o Ceú

  • Banner Blog 4

    Ideias e Projetos que fazem a diferença

  • Banner Blog 3

    Oficinas produtivas para ativar sua ideia

  • Banner Blog 5

    Converse aqui com quem entende

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Indústria Criativa: será que você pertence a essa área?

23/03

Desde o final dos anos 90 já se ouve falar em indústria ou economia criativa pelo mundo afora, um assunto que chama a atenção, em países mais avançados em termos de políticas econômicas e sociais.

Aqui no Brasil esse assunto já é estudado desde 2008 mas só agora o governo se volta com interesse para o tema. Como nosso país busca o desenvolvimento econômico, o governo constatou que a industria criativa no Brasil tem uma grande participação na economia e tem forte potencial para o crescimento.

O grande desafio agora é implantar ou organizar esse setor para que ele comece realmente a gerar resultados para quem interessa.


O Plano Nacional da Economia Criativa no Brasil, lançado em 2011 pelo Ministério da Cultura, faz um panorama do setor e traça linhas de atuação com os seguintes objetivos*:

  1. Mais programas de educação e geração de informação para as competências criativas;

  2. Mais políticas públicas para a potencialização e o desenvolvimento da economia criativa brasileira

  3. Identificar os pólos criativos e potencializar novos empreendimentos, comércio interno e exportações de produtos e serviços criativos;

  4. Mais acesso a linhas de financiamento (incluindo o microcrédito);

  5. Efetivar mecanismos direcionados à consolidação institucional de instrumentos regulatórios (direitos intelectuais, direitos trabalhistas, direitos previdenciários, direitos tributários. Direitos administrativos e constitucionais).

Esses tópicos podem ser ótimas noticias para os profissionais dessas áreas. Vamos acompanhar a execução desse plano e surfar nessa nova onda ou plantar nesse terreno que parece estar se tornando mais fértil! Separe suas sementes!


Para entender onde você e sua atividade está inserida, dê uma olhada na tabela de setores da UNCTAD e das atividades da Unesco.

Setorres Criativos Unctad

Veja aqui o quadro com os setores criativos e atividades associadas:

Atividades ec Unesco

E então? Você faz ou não faz parte dessa rede?

1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

O que é uma Oficina Dinâmica Produtiva ?

23/03

Oficina produtiva é aquela que, ao final do encontro, os participantes saem efetivamente com plano de ação. Ao final de toda oficina o participante sai com algo realizado ou bem adiantado. Seja o mapa de implementação da sua ideia, sejam texto para apresentar para os Editais, sejam planilhas excell com cronogramas e orçamentos ou um plano de Comunicação.

As Oficinas Produtivas tem o propósito de ajudar pessoas a transformarem idéias em projetos, a partir de suas capacidades, suas habilidades e da percepção de outras pessoas a sua volta que possam participar do processo produtivo.

Produtiva

Conheça as oficinas oferecidas mensalmente:

Transferindo a ideia DA CABEÇA PARA O PAPEL (6h)

SOS para ESCREVER UM PROJETO CULTURAL (3x 6h)

SOS para definir ETAPAS, CRONOGRAMA e ORÇAMENTO do meu projeto (2x 6h)

NINGUÉM FAZ SUCESSO EM SILÊNCIO: SOS para fazer o plano de divulgação do projeto? (6h)

1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Botando as suas ideias no lugar e transferindo o pensamento para o papel

23/03

Tem uma ideia e quer torná-la um projeto? um produto? um serviço?

Se a resposta é sim, então você quer chegar em algum lugar com essa ideia.

Planning

Entre uma ideia e a sua realização há alguns caminhos possíveis. E, como em qualquer jornada, a primeira coisa a ser feita é a escolha definição clara sobre onde se quer chegar. Decidido o destino, geralmente olhamos para o mapa para entender por onde vamos passar. Num projeto, essa é a fase fundamental. Se você não souber onde quer chegar, dificilmente conseguirá tornar sua ideia realidade. E saber onde quer chegar é entender com clareza o contexto da sua ideia: qual é a proposição de valor do seu negocio ou projeto? a quem atende ou interessa? de que recursos sua ideia necessita para se tornar factível? Como você pretende vender? O processo de definição desses parâmetros é que vai permitir a transformação da sua ideia em negócio ou projeto. Essa fase pode se tornar mais fácil e rápida se você contar com a ajuda de métodos que agilizem a organização de suas ideias e objetivos.

1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Leia mais...

Oficina Intensiva para entender Editais

23/03

Decifrando os EDITAIS de patrocínio e cultura

>> Oficinas Mensais, a partir de Fevereiro 2013 >> 10 lugares disponíveis >>Reserve

Cultura em Geral

A atenção ao edital é fundamental da hora de inscrever um projeto. Muitos projetos ficam de fora de uma seleção por não cumprir um ou outro item solicitado. Entender os Editais te dá muito mais tranquilidade para lidar com eles. Você pode fazer uma oficina intensiva, de 2 horas para receber orientações sobre o que se pede, quanto tempo você tem para isso e se sua ideia realmente se encaixa naquele edital. O propósito desse encontro rápido é fazer entender os editais e dar mais segurança para participar da concorrência.

1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Leia mais...

Artigos Populares

  • A Indústria Criativa precisa de ideias +

    A criatividade é uma função integradora e organizadora que sempre pertenceu ao indivíduo e seu perfil psicológico e agora passa Leia Mais
  • Entenda a Economia Criativa +

    O que motiva as pessoas? Conheça em 10 minutos, resultados de pesquisas realizadas sobre os métodos para motivação de pessoas Leia Mais
  • O Desencontro do criativo com as leis de incentivo +

    Para não ficar andando em círculos, o criativo precisa minimamente ter sua idéia bem estruturada Pesquisando os meios pelos quais Leia Mais
  • Modelos Inovadores de Construção +

    Fiquei bastante impressionada com o projeto de construção da ECOARK, um edifício construído com 1,5 milhão de garrafas de plástico. Leia Mais
  • NINGUÉM FAZ SUCESSO EM SILÊNCIO: SOS para fazer o plano de divulgação de projetos +

    Toda ideia precisa de um projeto e todo projeto precisa de um bom plano de divulgação. Ninguém faz sucesso em Leia Mais
  • Hora de apresentar a idéia e o projeto para o patrocinador! SOS técnicas de apresentação +

    Atualmente os encontros de Pitching dão uma pista de como tem sido as apresentações de idéias. Em algumas ocasiões você Leia Mais
  • A corrida do ouro! SOS para mapear APOIADORES E PATROCINADORES e preparar apresentação do seu projeto +

    A menos que você tenha verba disponível para implantar integralmente sua idéia, o mais recomendado e usual é procurar parceiros Leia Mais
  • SOS para definir ETAPAS, CRONOGRAMA e ORÇAMENTO de projetos de patrocínio +

    Imagine que você apresentou sua ideia para alguém e de repente essa pessoa se interessa e faz as seguintes peguntas. Leia Mais
  • A ecologia da indústria criativa: onde estamos? Para onde vamos? +

    Andam dizendo que os criativos vão aquecer a economia do País! Mas como é isso? Você já sabe que sua Leia Mais
  • O que é uma oficina intensiva? +

    Leia Mais
  • SOS para redigir e montar o projeto para obter PATROCÍNIO +

    Quero concorrer a um patrocínio com minha ideia: Socorro! Alguém me ajude…tenho vontade de desistir quando chega a hora de Leia Mais
  • 1
  • 2

Comente aqui

Participe

Ativaideias – Plataforma de informação e oferta de serviços de preparação, coaching, treinamentos e consultoria em Projetos para a Economia Criativa com foco em cultura, marketing e comunicação. Concebido por Mara Bastos //    Website Design e Desenvolvimento: Hendrik-Jan Monshouwer    // Conteúdos: Vespa Luz // Controle de qualidade: Ivo Ricardo Ferrreira

Fotografias  -  Maurício Maia, LuckVeloso, Nelson Martins, Roberto da Costa e Silva, Mara Bastos, Maria Paula Vianna, Antoine Olivier, JL Bulcão, Bebel Franco. Se alguma das imagens aqui postadas tiver a sua participação e você desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato - redacao@ativaideias.com.br

Direitos autorais reservados  - 2013