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16/03

O Desencontro do criativo com as leis de incentivo

Cascata

Para não ficar andando em círculos, o criativo precisa minimamente ter sua idéia bem estruturada

Pesquisando os meios pelos quais os criativos podem obter incentivos no Brasil, me deparei com um cenário totalmente desestruturado em termos de informação e de integração. O que fica parecendo à primeira vista, é que não há interesse político pela clareza. Sabemos que em nosso País, ainda deparamos com as famosas cartas marcadas em projetos e não seria diferente com a cultura. Mas isso não pode ser motivo para desanimo. Se as coisas estão mudando devagar, nós criativos devemos dar pressão nessa mudança. Quanto mais informados estivermos e quanto mais organizados forem nossos projetos, mais chance teremos, mesmo nesse território hostil.

É hostil e parece um caminho sem fim, quando você descobre que não basta inscrever seu projeto para um possível patrocinador. Você também tem que aplicar seu projeto nas leis de incentivo que irão permitir que aquele patrocinador deduza percentuais de seus impostos devidos. Outra questão é que o patrocinador que você tem em mente, deve estar cadastrado nas secretarias de fazenda como um patrocinador de projetos culturais. Já entendeu o caminho do labirinto?

Vamos por partes:

Existem 3 grupos de atores nesse cenário:

1) as leis de incentivo federais, estaduais e municipais (e aí já começa a confusão, pois se você inscreve seu projeto no âmbito federal, não quer dizer que não tenha que fazê-lo nos demais âmbitos, para garantir o máximo aproveitamento de seu projeto)

2) os artistas e seus projetos culturais a serem patrocinados (como possuem habilidades muito peculiares, a maioria dos artistas se volta para seu trabalho e desconhece completamente as oportunidades e principalmente, toda a burocracia a qual terá que se submeter para obter patrocínio)

3) os agentes de integração, ativação, produtores e proponentes (esses tentam insanamente promover o encontro entre idéias e incentivos, mas esbarram na falta de preparo dos artistas em apresentar seus projetos e no intrincado caminho que devem trilhar para conseguir inscrever seu projeto.

E o que pode ser feito diante desse cenário? Bem, é claro que é necessário que a inovação e criatividade seja urgentemente aplicada nos orgãos públicos para dar mais inteligência e transparência aos processos de incentivação.

Mas, da parte dos artistas, cabe conhecer melhor esse cenário e sem medo de ser feliz, estruturar suas idéias para que elas encontrem maior probabilidade de serem aceitas nos modelos de seleção vigentes. Com seu projeto estruturado, fica mais fácil buscar parceiros e patrocinadores.

Esse desencontro é como um desencontro entre duas pessoas numa loja de departamentos. Já aconteceu isso com você?

Pois é. Então, antes de se perder um do outro, o melhor a ser feito é estabelecer um ponto de encontro. Voltando ao nosso assunto, o ponto de encontro seriam esses agentes de integração. Veja que exemplo bacana temos aqui:

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